EVA chega fresco e tentador ao coração do Chiado, mais exatamente ao número 47 da famosa Rua Garret.
O edifício tipico destas ruas lisboetas convida a entrar e subir umas estreitas escadas que nos levam ao primeiro andar.
A imagem que nos recebe é a de uma janela aberta para a cozinha que fica logo na entrada do restaurante que podia ser perfeitamente um apartamento. Na cozinha podemos logo espreitar a azafama dos preparativos para os jantares que vão servir.
A cozinha é contemporânea e está a cargo do premiado Chef Pedro Mattos.
De Porto Alegre (Brasil), para a cozinha do Eva, o Chef Pedro Mattos trouxe consigo o talento, mas sobretudo a vontade de apresentar uma nova forma de conhecermos ingredientes típicos do Brasil, mas aplicados à nossa gastronomia. “Uma cozinha que respeita o ingrediente, a sazonalidade e o produto local” esta é a máxima do Chef.
Enquanto caminho pelo corredor em direção à sala de jantar encontro o bar onde está o talentoso Maurício Cardoso, que assina os leves e maravilhosos cocktails. Os mais pedidos são o Animal Collective (gin, xarope de alecrim, limão e soda de toranja) e o Foals (vodka, luxardo maraschino, espumante, xarope de melão com cardamomo e limão).
Eu experimentei um Spritz Alperal Cynar com espumante e laranja que estava delicioso. Para além disso pode sempre pedir um cocktail personalizado e aproveitar a happy hour que é todos os dias das 18h ás 23h
Chego finalmente à sala de jantar que se apresenta muito fresca e clean, como costumamos dizer muito instagramável, com a decoração em tons de branco e muitas plantas espalhadas por todo o lado a lembrar um pouco o éden de Eva. O pormenor dos azulejos típicos portugueses mantidos nas paredes são um must. São 40 lugares e 10 à janela, mesmo virados e com vista para a frenética Rua Garret , perfeitos para desfrutar de um cocktail e saborear as iguarias do Chef.
Confesso que fiquei bastante surpreendida pelos pratos que provei porque vários me pareciam combinações improváveis mas que resultaram muito bem .
O que mais gostei:
O pão da glebba delicioso com uma manteiga de mate e geleia de figo, as croquetas de polvo com puré de limão e morango verde, as ostras em 3 versões, o gnocchi de batata niguiri veggie e o mais surpreendente de todos raviollone de camarão com queijo de cabra.
A carta está disponível de Terça a Domingo, das 12h às 23h e à hora de almoço, tem um menu especial (12€/pax) composto por: couvert, entrada, prato principal, uma bebida e um café. Para os vegetarianos, há sempre várias opções.
Eva Restaurante
Rua Garret, 47 1ºandar
Chiado – Lisboa
Tel: 213460713
Site:
Facebook: @restauranteevalisboa
Instagram: @evarestaurante