Capri…ai! Capri… como diz a música de 1965, Capri C’est Fini. A cidade do primeiro amor.
Confesso que foi a minha viagem do ano. Em primeiro lugar foi amor à primeira vista. A ilha é a fofura total, linda que doí, romântica, vistas de cortar a respiração, as águas de um azul super intenso e o perfume constante, e tudo, mas tudo de um de um bom gostooooo! Se querem ir lavar a vista e só ver coisas e gente bonita, este é o sitio certo. Depois fui super bem recebida. Quando as principais marcas da ilha recebem-te com todo o carinho, especialmente numa altura em que a cidade está um caos! Acreditem que é mesmo de ficar super bem impressionada.
Capri que fez as delícias dos imperadores romanos César Augusto e Tibério, instalando as suas villas de férias na ilha que muitos séculos depois, o escritor Pablo Neruda chamava de rainha vestida de rochas.
Tudo “cheira” a história e tradição daquelas férias que só vemos em revistas e ouvimos contar, como por exemplo, a Canfora que fazia as sandálias da Jackie O e da Sophia Loren., ou dos perfumes artesanais incríveis e exclusivos que inundam a ilha da famosa Carthusia ali instalada desde 1948.
Fizeram questão que entendesse o que era o espirito caprese que passa mesmo pelo bom gosto e arte de bem receber. Senti me uma verdadeira Grace Kelly! Ali sentimo-nos em casa, que não é de todo o que pensamos sentir quando vamos a uma ilha onde achamos que só se vê milhões por todo lado.
O que eu me diverti, ilha acima ilha abaixo, quase sempre a pé. Sim a pé porque nesta ilha não podem praticamente circular carros, só os taxis e, em muito poucas zonas. De beach club em beach club, lojas, perfumarias, hoteis. É verdade, é um destino muito caro e exclusivo, mas é descontraído. De tal maneira descontraído que até as celebridades de sentem à vontade para por lá passear. O meu momento alto da viagem foi acabar a dançar com a Jennifer Lopez no Taverna Anema e Core onde inclusive fez uma actuação de improviso só porque …lhe apeteceu, no privado do clube.
Como ir:
O ideal é voar até Nápoles e, no porto da cidade, encontram 2 terminais com ferrys até à ilha . https://www.capri.com/pt/horario-balsas
Chegam á Marina Grande onde tem um teleférico que transporta-nos para a Vila de Capri e onde tudo se passa, é inclusive o ponto de ligação dos barcos aos outros meios de transporte.
Em Capri ou se anda a pé porque grande parte da ilha só tem mesmo acesso pedonal, com malas pode apanhar um dos charmosos taxis ou o mini bus que percorrer toda a ilha e que, até acaba mesmo por ser o ideal porque aproveita-se para apreciar a vista.
Onde ficar:
Tibero Palace http://capritiberiopalace.it/en/index.php
Neste boutique hotel imperam a classe e o bom gosto mas num registo cool e descontraído. Suites muito bem decoradas com varandas maravilhosas viradas para o mar, que só apetece lá morar. Fica muito próximo do centro o que facilita as saídas para passear ou jantar. O restaurante do hotel é incrível, perfeito e o único com uma cozinha kosher.
Quissana -https://www.quisisana.com/
É um dos grandes clássicos da ilha.Muito charmoso fica mesmo no coração da bonita Capri, junto às mais famosas lojas e restaurantes.
Jk Capri – http://www.jkcapri.com/en/
Outro local dos mais badalados, é muito bonito e, provavelmente, o mais popular do instagram, tem uma vista privilegiada e é super sofisticado.
Beach Clubs/ almoçar –
As praias praticamente todas privadas e exploradas por beach clubes, portanto, temos de pagar para aceder, as únicas praias publicas são a da Marina Piccola e da Marina Grande. Atenção as praias são de pedras não tem areais. Fica aqui a dica de 2 beach clubes mas também de outros spots onde podem provar a melhor gastronomia caprese. Saladas caprese, pastas frescas com frutos do mar são mesmo obrigatórias de experimentar.
Al Capri – http://www.ristorantealcapri.it/ Fica logo na entrada da vila de Capri e além de uma vista incrível, para a Marina Grande, a sua decoração em tons de branco é fenomenal, muito contemporâneo, as pizzas em forno de lenha e as pastas frescas com frutos do mar são deliciosas.
D Amore – http://www.damorecapri.com/ Este restaurante fica mesmo no centro da vila de Capri, sofisticado sem deixar o ar descontraído possui um toque dos anos 50. Perfeito para almoçar tranquilamente e namorar. Tem cozinha de autor maravilhosa.
Bagni Intrenazionali – http://www.bagninternazionali.com/ Este Beach Club fica na zona da Marina Picola . A decoração é super colorida, tem espreguiçadeiras e comida caseira deliciosa, tem de experimentar a Caponata de atum!!! O ambiente é muito familiar e o serviço muito simpático.
La Fontenila –https://www.fontelina-capri.com/
Este beach club é dos mais populares onde as estrelas dos anos 60 iam se refrescar, é dos mais caros e lotados também. Super fofo com vista para os famosos Faraglionis. Além de passar lá o dia ainda podem almoçar no restaurante.
Marina Piccola –https://www.capri.net/en/s/marina-piccola-2
Uma das únicas opções de praia gratuitas, é muito bonita e possui restaurantes bem mais acessíveis.
Sunset –
Piazzeta – A famosa Piazzeta cheia de cafés , restaurantes e bares em cima da calçada é ponto obrigatório, para ver e ser visto, ao final do dia, com o sabor do famoso aperitivo. Nada também como o final do dia para comer um gelado no famoso Buonocuore https://www.facebook.com/capri.gelateriabuonocore/
Jantar – Vista o seu melhor modelito e prepare-se para ver um autêntico desfile de moda e de perfume, no ar. Prepare-se também para a grande probabilidade de jantar com uma super estrela mesmo ao seu lado.
Da Paolino – https://paolinocapri.com/it/
Paolino é daqueles sítios que seriam incríveis em qualquer parte do mundo. As mesas ao ar livre muito bem decoradas debaixo de limoeiros fazem as delicias dos clientes. Comida divinal com um toque de limão em quase todos os pratos (o risotto al lemone é maravilhoso) e o próprio do Paolino que nos recebe por lá, é um amor. O ambiente é um must, provavelmente o sitio onde vi gente mais bem vestida por m2! Atenção marquem mesa com muitaaaaaaaaaaaaa antecedencia porque está sempre lotado.
Aurora – http://www.auroracapri.com
Fica bem no centro de Capri onde a movida acontece. Muito elegante e frequentado por celebridades. Cozinha caprese tradicional misturada com contemporânea, fica a sugestão para os Gnocchi caseiros e para a pizza Aqua.
Villa Verde – http://www.villaverde-capri.com
Restaurante muito elegante com um jardim que parece quase secreto, cozinha mediterrânea onde encontra os frescos da horta com pastas frescas e peixe assado acompanhado de um bom vinho. Muito romântico.
Night Life – Taverna Anemae Core – http://www.anemaecore.com/en/
Além de ser o sitio onde a animaçao é certa na ilha ilha tem sempre o show do lendário Guido ou do filho Gianluigi Lembo com musica pop e tradicional italiana que nos põe todos a dançar e a cantar.
Tudo o que são celebridades que passam em Capri vão até lá. Leonardo di Caprio , a dupla Dolce & Gabbana, Jeniffer Lopez com quem tive a honra de partilhar o privado e assistir ao momento improvisado por ela a cantar para nós. Fica aqui um grande beijinho ao Gianluigi que me recebeu tão bem e a Italy Lux Sunset Affair que me organizou toda esta experiência maravilhosa em Capri.
O que não pode perder
Passeio de barco – Gianni’s
É obrigatório fazer o passeio de barco ao redor da ilha, nadar nas aguas super azuis, enseadas e grutas algumas quase secretas. Aproveitem para deitar um olho aos mega iates por lá ancorados. O Gianni’s que aqui vos deixo como sugestão é incrível porque, além dos barcos serem um charme, recebe-nos como se de amigos nos tratássemos. É de uma boa disposição e simpatia que torna a experiência ainda mais inesquecível.
Jardins de Augusto
Como são agora conhecidos, são jardins botânicos, uma espécie de jardins suspensos, que merecem ser vistos e conhecidos. Um passeio maravilhoso entre mil espécies de flores e plantas. Foram construídos no principio do Séc.XX por um alemão admirador da ilha, Krup, e, mais tarde, chamados de jardins de Augusto.
Via Krup
Este mesmo alemão, caído de amores por Capri e pela biologia marinha, queria uma maneira fácil de sair do seu iate para o hotel e encomendou esta passagem a um engenheiro. Resultado? têm de ver uma das ruas mais espetaculares do mundo.
Villa San Michelle – https://villasanmichele.eu/en/
Uma villa construída nos anos 20 do Séc. XX, por um médico sueco é um ponto de visita quase obrigatório para quem quer conhecer Capri. Uma vista maravilhosa da ilha.
Shopping
Canfora – http://www.canfora.com/it/
A icónica casa onde faziam as sandálias de Sofia Loren e Jacqueline Onassis. A família proprietária é que recebe-nos, podendo mesmo até personalizar o seu modelo e ver o trabalho artesanal ao vivo.
La Carhtusia – https://www.carthusia.it
Perfumes artesanais com as melhores essências da ilha de Capri. Os perfumistas mostram como se faz todo o processo e ainda ajudei a fazer um dos perfumes. Fiquei super fá do , é neste momento um dos meus perfumes preferidos e que mais uso.
Eco Capri – https://ecocapri.com
A incrível Eco Capri é um loja de passagem obrigatória. Os estampados com inspirações da ilha criados pela icónica Letizia Cerioem, tecidos muito nobres que são peças maravilhosas e exclusivas para investir e trazer para o nosso closet.
Laboratório – http://laboratoriocapri.it/it/
Esta loja é de babar-Colecções muito inspiradas nos anos 50/60 altura em que esta marca local se fundou. É uma das favoritas do jet set .