Esta era aquela viagem que estava na minha “bucket list” de destinos para conhecer. Portanto, quando recebi o convite para ir conhecer a Sardenha, e de uma forma profunda que incluía tudo o que podíamos conhecer deste destino paradisíaco fiquei em pulgas.
A Sardenha é uma ilha, território italiano mesmo no meio do mediterrâneo e reune algumas das praias mais paradisíacas que possam imaginar.
A Sardenha é famosa pela sua Costa Esmeralda e pelas celebridades e milionários que lá passam férias, pela privacidade que conseguem ter na ilha tal como Roman Abramovich, George Cloney etc. Tudo começou quando Aga Khan nos anos 50s do século XX, abre um hotel e traz consigo inúmeros milionários que fazem da ilha um destino apetecível ao Jet Set. De tal modo, que em 1977, “Agente irresistível” um dos filmes do celebre espião britânico 007, é rodado num dos seus hotéis.
Ainda hoje, vemos isto pelos mega iates, por Porto Cervo onde fica a marina e vemos desfilar luxo por todo lado. Pelas praias de areia branca, água azul turquesa e quente.
Mas a Sardenha é muito mais do que isso. É uma ilha com uma história misteriosa e densa que vem do seu povo. Com uma cultura muito interessante. E uma gastronomia maravilhosa aliada ao vinho de muita qualidade. O “Reino da Sardenha e Córsega” aparece no Séc. XIII, criado pela Papa de então e entregue ao Reino de Aragão (Catalunha) para ser integrado mais tarde em pleno Séc. XVIII pelo reino da Saboia, e depois, mais tarde em finais do Séc. XIX no recém-formado reino da Itália.
Como ir:
O ideal é ir de avião de Roma ou de Milão, a ilha possui três aeroportos. Nas cidades de Alghero, Olbia e Cagliari. Destaque para Olbia porque é o mais central para quem desfrutar da ilha.Também podem ir de ferry do porto de Civitavecchia (Roma) para a ilha.
A Sardenha não é uma ilha pequena, o ideal é mesmo alugar um carro para andar de praia em praia e conhecer bem a ilha.
Onde ficar:
Na minha estadia, na Sardenha, passei por duas experiências diferentes de alojamento, diferentes em sítios e complementares para conhecer toda a vida desta ilha.
Por um lado, o Gabbiano Azzurro Hotel & Suites, um hotel mais familiar, regido por Antonella, a matriarca, que nos recebeu com o amor que uma família recebe em sua casa, situado num sítio deslumbrante, o Golfo Aranci, com vista privilegiada para a ilha de Tavolara.
Não imaginam o bonito que é, a sua água límpida e as praias de morrer. Embora não se saiba bem donde vem o nome deste golfo, uns dizem que vem da palavra Laranja em catalão.
O Hotel a celebrar os 50 anos, propriedade da família Datome, possui 76 quartos no edifício principal. Depois, tem algumas suites (11 no seu total), a minha podem ver nas fotos, deslumbrante com piscina privada num deck. Tudo com uma decoração muito fresca e elegante.
Adorei as áreas comuns, muito mediterrâneas com sofás brancos com decoração típica turquesa da zona de Sasssari.
Tem uma piscina exterior de água salgada e, claro, uma praia privativa para os hóspedes.
O Hotel oferece experiências locais muito interessantes, como por exemplo, a cooking class com o premiado chef Daniele Secchi.
Um dos momentos preferidos da minha estadia no hotel, em que predominaram os sabores mediterrâneos e, como se esperava, com elementos do mar. Ele é Chef executivo do Blu restaurante. Existe tambem o White restaurant onde podemos desfrutar de um completo pequeno-almoço, sempre com uma vista maravilhosa para o mar.
Além disso, o hotel providencia várias actividades muito divertidas, como visitas ao arquipélago Maddalena, com paragem na ilha Caprera, snorkeling e, algo que vão adorar, observar e quase nadar ehehe com golfinhos nestas aguas super límpidas. Outra experiência para não esquecer é visitar um museu único no mundo, “Maritime Art Museum” onde podemos observar várias peças de arte de autores contemporâneos debaixo de água. Este hotel é o sítio também ideal para eventos mais românticos ou mais corporativos. Para mim, é o local mesmo perfeito.
Gabbiano Azzurro Hotel & Suites
Via Dei Gabbiani, 07020, Golfo Aranci, Olbia/Tempio, Sardinia, Italy.
00 39 0789 46929
———————————————————————————————————-
Villa del Golfo lifestyle Resort. O segundo Hotel em que ficámos, era diferente do primeiro, como disse antes. Um resort com linhas mediterrâneas na decoração. Um estilo mais descontraído onde predominam tons quentes, ocre e cores pastel. Com apontamentos da mais famosa ceramista local, Caterina Cossu.
Também com suites e quartos mas com uma outra vivência e ambiente. Situado numa zona maravilhosa também, o que não é difícil naquela ilha. Cannigione, originalmente uma zona de pescadores, agora está transformada num ponto de atração da ilha, na sua parte noroeste é uma das mais frequentadas praias da Costa Esmeralda. Com umas águas límpidas e umas areias super douradas. Adorei a minha casa ,com imensa privacidade, muito bonita e espaçosa com um estilo mediterrâneo e piscina privativa que convida a ficar umas boas ferias .
O Hotel possui uma série de serviços, seja o SPA, uma boutique, organização de casamentos, e claro, uma vida descontraída e descansada. O melhor ainda está para vir, o hotel tem disponível uma experiência a bordo do seu iate privado, BonAria. Onde podem além de mergulhar nas aguas cristalinas, descobrir as ilhas desertas do arquipélago La Maddalena. E, até assistir ao pôr do sol seguido dum jantar romântico á luz das velas.
O hotel, ainda oferece, serviço Spa, onde temos tratamento natural anti-aging, que são sempre os meus favoritos. Delicioso e super estimulante que inclui uma esfoliação da pele com sal marinho misturado com óleo de rosa mosqueta. Seguido de uma massagem de óleos perfumados que nos deixam uma pele incrivelmente luminosa e regenerada num estado Zen relaxado.
Villa del Golfo lifestyle Resort
Via Monti Corru
Località La Conia, 07021
Cannigione OT, Sardegna Italia
Tel. +39 0789 892091
Praias
Conhecida pela sua água esmeralda e transparente e pelas areias douradas, Sardenha tem sete praias que não podem perder:
- Spiaggia del Principe (Arzachena), a praia do principe é umas melhores praias de toda a Costa Smeralda, a praia preferida de Aga Khan.
- Cala Brandinchi (San Teodoro), conhecida pela sua paisagem exótica rodeada de pinheiros.
- Cala Luna (Baunei/Dorgali), uma praia de 700 metros com pequenas piscinas de àgua salgada.
- Cala Goloritzè (Baunei), esta praia foi declarada monumento nacional em 1995, uma pequena maravilha.
- Scolio di peppino, Santa Giusta (Castiadas), com uma rocha peculiar que emerge do mar como uma tartaruga, é procurada pelas suas águas límpidas.
- Cala Domestica (Buggerru), na costa sudoeste da ilha, e com uma antiga torre espanhola, faz as maravilhas de muitos visitantes.
- Las Arutas (cabras), um spot óptimo para quem goste de bons banhos de sol e surf.
Beach Club
White Beach a Liscia Ruja na Costa Esmeralda – www.whiteclublisciaruja.com
il The Grove – www.facebook.com/TheGroveBeachClub
Phi Beach – www.phibeach.com/
Restaurantes
Deixo aqui algumas onde comer e experimentar a gastronomia da ilha.
Blu – No Gabbiano Azzurro Hotel & Suites, sob a direcção do premiado chef Daniele Secchi, podemos encontrar o Blu restaurant. Com um serviço de almoços leves para podermos gozar a praia muito perto, e um serviço de jantar muito completo. Com a esplanada pronto para nos receber no verão, temos uma vista esplêndida. O nosso jantar foi super animado devido a termos os cânticos tradicionais da Sardenha, uma experiência cultural sem par. Neste espaço podemos escolher entre bons pratos de grelhados, saladas, sempre temperados pelo tempo maravilhoso da Sardenha. Também podemos encontrar algumas opções vegan.
Miraluna – No Villa del Golfo Resort, encontramos o restaurante Miraluna, como o nome indica podemos desfrutar de uma vista magnífica da baía de Cannigione. Do terraço perto da piscina, podemos tomar desde o pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar. Podemos encontrar uma carta mais fresca com apostas em produtos frescos da região, saladas frescas e pratos mais elaborados que nos permitem gozar da estadia neste paraíso. Possui um óptimo bufete de frios e quentes. Claro que não faltam as pastas e os maravilhosos pratos de marisco, como boa cozinha mediterrânea que é.
Agriturismo La Colti – https://www.lacolti.it/
Adorei este espaço!!! Perfeito para experimentar os produtos directamente vindos da terra e experimentar a verdadeira cozinha da Sardenha. Como agroturismo que é, os produtos cultivados e as carnes criadas nos seus terrenos, proporcionam uma gastronomia rica e saudável. O menu é variado e muda consoante a época de cada produto natural. As entradas são muito típicas da zona, com sopas frias ou pastas. Depois, podemos experimentar o leitão, o coelho e o cordeiro com muito mel à mistura. Não esquecendo o queijo de cabra e muitos produtos naturais que fizeram a minha delícia. Claro, que bem regado com vinho da ilha e terminado com licores que têm de provar.
PHI Beach -www.phibeach.com
Aruana Churrascaria -https://www.aruana.it/home/
Vinho – Sidura
Quem diria que a Sardenha produzia bom vinho ?! Excelente!!! Fui onde se produzem os vinhos Siddùra, perto da vila de Luogosanto, onde fizemos provas dos seus vinhos e fiquei fã. Toda uma experiência numa casa onde se respira arte vinícola aliada a uns queijos e outros petiscos também tradicionais que acompanharam a nossa prova. Os vinhos resultam de pequenas áreas cultivadas, micro-vinhas, e de barris de carvalho francês. Têm vários vinhos:Spèra, Maìa, Berù, Èrema, Bàcco, Fòla e Tìro. A adega como espaço de maturação dos vinhos possui barricas, ânforas para um estilo mais antigo de conservação do vinho e toneis. Aconselho que se possam, marquem uma prova.
https://www.siddura.com
Cultura
Algumas dicas sobre o que visitar nesta ilha maravilhosa.
– Parque Arqueológico Capichera
– Barbagia, esta zona montanhosa no centro da ilha, tem em si muitos pontos de história para vermos. Fiquei impressionada com os testemunhos das civilizações que passaram pela Sardenha. O nome vem de essencialmente a região interior da ilha ser colonizada por povos “Bárbaros” aos olhos do Império romano. Não deixem de visitar os “lugares santos” que podemos encontrar como fontes e altares.
– Luras, na provincia de Sassari, é um local muito forte, pois a existência humana está ali há milhares de anos, e, deixaram testemunhos marcantes, sejam templos como dolmens (monumentos do período megalítico que são unidades tumulares colectivas). Aqui pude observar oliveiras com quase mil anos, o que nos impressiona bastante, claro. A presença da humanidade nesta ilha é muito profunda.
– Igreja Stella Maris, Em Porto Cervo, fomos encontrar uma pérola entre as imensas pérolas que esta ilha nos oferece, a Igreja Stella Maris (Estrela do Mar, uma das muitas invocações de Nossa Senhora e muito querida pelos marinheiros). Parecia que tinha sido Gaudi a construir, pois oferece umas linhas muito orgânicas na sua arquitectura. E, depois, a vista a partir do local.
Tour San Pantaleon: vale a pena ir conhecer esta vila. São Pantaleão, muito característica da zona de Olbia, com uma igreja do principio do século XX, foi destino de muitos artistas e pintores nos anos 70 desse século e tornou-se uma vila com características boémias e descontraídas. De Maio a Outubro, tem um mercado regular às quintas-feiras. muito típico.