Henrique Sá Pessoa é um dos meus chefes favoritos! A sua criatividade e consistência são sempre motivos para que quando mal entra qualquer novidade, fique logo com água na boca para provar. Depois porque como já disse num artigo anterior, o Alma é um must, super contemporâneo, cool ,elegante e com a cozinha aberta que nos permite assistir ao show que é preparar estas maravilhas que vamos degustar. Aproveitem vão mais cedo para tomar um cocktail no bar simpático que nos recebe, logo à entrada.
Esta última carta anda à volta da temática em que se dá uma nova “alma ” ao menu costa a costa, e fez obviamente as minhas delicias, não fosse eu uma apaixonada por todos os produtos que vêm do mar.
Fui lá provar alguns pratos da nova carta, e perdi me logo de amores por algo que adoro, um gênero de açorda de Bacalhau, ovo, pão e caldo de bacalhau e coentros , muitíssimo bem interpretada a fazer brilhar a nossa maravilhosa gastronomia portuguesa.
Mas, vamos mergulhar mais fundo neste “mar” do novo menu Costa a Costa para saberem as novidades que lá podem encontrar.
O novo menu é uma verdadeira ode à nossa costa marítima que faz de Portugal, um país de peixe e produtos extraordinários. Esta é a inspiração deste menu Costa a Costa. Henrique conseguiu aliar a cozinha típica portuguesa (que eu adoro) com o melhor dos produtos do mar e com um toque diferente. O elogio ao peixe e marisco começa logo com a sopa de peixe, divinal, E, segue pelos restantes pratos culminando no arroz de carabineiro, uma verdadeira tentação para o palato. O menu consiste nos seguintes pratos, Sopa de peixe e marisco com algas , Azevia (não é o doce de natal, mas um peixe parecido com a solha), ervilhas, chouriço de porco alentejano, holandês de noisette , Peixe Galo, puré de funcho, choco e cebolinho , Arroz de Carabineiro e como Pré-sobremesa Maracujá e iogurte, e finalmente Mar e citrinos, sorvete de yuzu, algas cristalizadas, curd de citrinos.
Para além deste menu, encontrei algumas surpresas na carta, Leitão do chef surge agora numa versão completamente diferente, e, claro o bom pão da Gleba com manteiga fumadas para me tirar do sério.
São mil os motivos para ir ao Alma, mas é a comida com alma que me atrai. Feita com alma por um Chef magnifico.
Morada
Rua Anchieta, nº15, 1200-023 Lisboa, Chiado
213 470 650