É sempre um prazer ir á descoberta destas bonitas pousadas de Portugal. Cada uma tem uma história diferente que nos faz viajar a outros tempos. Neste alto da colina, rodeada pelas muralhas do castelo medieval está a Pousada de Alcácer do Sal, donde vemos o rio Sado e onde já passaram vários povos, fenícios, lusitanos, bárbaros, romanos, árabes e, depois, a reconquista cristã.
Esta pousada confesso que foi uma agradável e enorme surpresa. Muito bonita, elegante e carregadinha de história, tem um ar muito discreto mas é cheia de surpresas. Os seus muitos cantos e recantos são uma constante descoberta.
O jardim é uma delas, envolvido pela muralha torna-se um dos pontos fortes desta pousada , perfeito até para algum exercício matinal como yoga ou até meditação, já para não falar da sua magnifica piscina que me convenceu logo, a querer voltar, mal regresse o tempo quente.
Os quartos são simples e muito confortáveis como devem ser num espaço destes. O meu tinha uma salinha que servia de antecâmara muito fofa mesmo. Outro ponto alto, era a vista do meu quarto para as muralhas, as planícies e o rio sado que se estendia pela vista. Acordar com esta vista é um momento de contemplação fantástico.
O pequeno-almoço é servido numa sala muito ensolarada, que logo pela manhã vale para mim muitoooos pontos. Uma grande mesa dá-nos opções incríveis que vão desde sumos naturais a sugestões regionais como pão verdadeiramente alentejano e queijo fresco de cabra que obviamente fizeram parte do meu pequeno-almoço. Ah! Não podem deixar de provar o bolo de mel e pinhão que também é óptimo, por exemplo, para acompanhar o café. Esta zona é conhecida pelo pinhão e pela produção de mel. Não há como provar as especialidades da zona que visitamos.
O restaurante é muito confortável e tradicional, mas ao mesmo tempo, intimista com uma atmosfera que convida mesmo a degustar algumas da suas propostas de cozinha tradicional alentejana. Se gostam de sopa de tomate com ovo têm mesmo de provar porque é das melhores que já provei .
Não podem deixar de fazer uma vista á Cripta ou Núcleo Museológico do Castelo de Alcácer para conhecer os galeões do sal – os barcos tradicionais do Sado, únicos no mundo, que celebram a importância do sal na história de Alcácer. No Núcleo encontram-se ainda vestígios do período pré-histórico e das presenças romana, celta, e árabe. Palco de conquistas e reconquistas nas disputas de território entre os reis de Portugal e os mouros. Foi também um dos portos mais importantes da Península Ibérica.
Querem mais motivos para visitar a pousada? A proximidade de Lisboa e das praias da Comporta que são maravilhosas. E já agora deixo aqui a sugestão do dia dos namorados, pois a pousada tem um serviço especial para pedidos de casamento. Verdade! O pedido junto às muralhas iluminadas pela lua e depois um jantar especial. Vão ao site das pousadas e descubram.
Pousada Alcácer do Sal
Castelo de Alcácer do Sal, 7580-197 Alcácer do Sal
Telefone : 265 613 070
www.pousadas.pt/pt/hotel/pousada-alcacer