Esta fantástica cidade espanhola continua a preservar as suas interessantes tradições mas ganhou uma nova vida e está mais cosmopolita do que nunca! Recomendo a visita e, sobretudo os lugares especiais que conheci na última viagem.
A minha mais recente ida a Sevilha foi uma agradável surpresa: esta cidade com tanta tradição renovou-se e tem agora espaços mais trendy que, para mim, vêm dar-lhe um novo encanto, um charme especial, mais razões para querer voltar a (re)descobri-la.
Bom tempo, muito flamenco, terraços com uma vista incrível, excelente gastronomia, arte, cultura e uma História fortíssima, além dos novos locais imperdíveis que a tornam mais cosmopolita, fazem desta renovada Sevilha um destino muito interessante para passar uns dias de férias.
É um daqueles sítios onde, num fim de semana, podemos visitar quase tudo, a pé ou de bicicleta, já que a cidade é plana. É realmente um destino encantador, que cada um pode explorar ao seu ritmo e, melhor ainda, com muitos espaços para beber um copo e apreciar quer a cidade quer o seu estilo de vida único.
VISITAS
Praça de Espanha
Foi desenhada pelo arquiteto sevillano Aníbal González para a Exposición Iberoamericana de 1929. O resultado é uma praça-palácio de grandes proporções, nada menos de 50.000 metros quadrados, o que faz dela a praça mais imponente de Espanha. Também se tornou famosa no cinema: serviu de cenário a Lawrence da Arábia e de Star Wars, Episódio II: Ataque dos Clones. É mesmo bonita e lugar de visita obrigatória em qualquer escapadinha na bela Sevilha.
Catedral e La Giralda
Bem no coração da cidade, é o maior edifício gótico de Europa, um enorme e belo templo que foi classificado Património da Humanidade pela UNESCO. No interior desta joia arquitetónica encontram-se 500 obras de arte de valor incalculável, mais um motivo para a querer visitar. Destaca-se também La Giralda, torre com quase 100 metros de altura (na verdade são 97,5m), erguida no local onde em tempos existiu um minarete árabe do século XII e que se tornou num símbolo de Sevilha.
Real Alcázar
Também Património UNESCO, é um conjunto de palácios com edifícios de diferentes épocas: entre muros e jardins, traça a evolução da cidade durante o último milénio, reunindo influências que começam na época árabe, passam pela Idade Média, o Renascimento, o Barroco e, finalmente, o século XIX. A visitar!
Bairro de Triana
Situado do outro lado do rio Guadalquivir, é um bairro especial e com uma identidade muito própria, de tal forma que os residentes dizem que vão… a Sevilha quando atravessam a Ponte de Triana! É, por isso, uma área a decobrir com tempo e também o local certo para ver um espetáculo de flamenco, belíssima arte classificada como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
EXPERIÊNCIA
Flamenco na Casa Anselma
Se há sítio top para ver flamenco, para mim é a Casa Anselma. Fica no delicioso bairro de Triana (Calle Pagés del Corro 49, a uns 200 metros da Puente de Isabel II) e, embora seja bem conhecido e até sugerido pela conceituada Lonely Planet, é o menos turístico e preserva muita autenticidade. Só abre pelas 23h30 e vale mesmo a pena ir até lá.
COMER
La Bernarda Slow Bar
Este gastrobar é o must dos must! É um dos restaurantes da moda e fica no bonito bairro de San Bernardo (daí o nome), que está ser recuperado e onde estão a nascer novos espaços muito interessantes. À comida orgânica de autor, super deliciosa, junta-se uma decoração retro tropical e o resultado é fantástico. Preparem a máquina fotográfica que vão arrasar!
No-lugar the art company
Amo este espaço! Descobri-o por acaso, numa das minhas muitas caminhadas pelas ruas de Sevilha. Parece uma loja de arte e decoração e, de facto, é uma galeria mas também um restaurante super cool. A comida é vegetariana mas deliciosa, das melhores que já experimentei.
www.facebook.com/No-lugar-the-art-company209969699082976 (o link só funciona assim com este nome extenso…)
Seis Tapas Bar
Na minha opinião, marca um novo capítulo na vida noturna de Sevilha. Na última visita à cidade tinha sentido falta de um bar cool para ir beber um copo e ouvir uma música mais lounge. Sim, adoro flamenco mas é bom variar… Este Seis é lindoooooooo de morrer! Logo à entrada tem um bar que arrasa na decoração e nos cocktails. A sala de jantar é super e a carta também. Recomendo a tortilha ao vapor, provavelmente um dos pratos que mais me surpreendeu, e os tacos também são top.
www.tuhogarfueradecasa.com/seis
Otaola
Para quem procura uma boa paella, este é o spot! Feita por “especialistas em arroz”, que até já ganharam um prémio gourmet, fica situado no mercado Porvenir. A de marisco é uma das minhas favoritas.
www.facebook.com/Arroceriaotaola
DORMIR
Hotel Fontecruz Sevilla Seises
Este hotel de charme é um must: super central, pois fica mesmo ao pé de La Giralda e da Catedral, permite-nos ir a pé para quase todo o lado, o que numa cidade como esta é bastante importante. Os quartos são super divertidos, dão belíssimas fotografias e apelam ao namoro (Let’s stay in bed, como sugiro na foto). O pequeno-almoço é incrível, muito completo, com direito a ovos feitos na hora ao gosto de cada um. Outro grande motivo para ficar aqui instalada (ou, pelo menos, visitar o hotel) é o rooftop Pura Vida, um nome muito bem escolhido: oferece uma vista soberba sobre a cidade e tem uma bela piscina, um bar com maravilhosos cocktails e muita música ao vivo!
www.fontecruzhoteles.com/pt/hotel-fontecruz-sevilla-seises